Bienal do Livro de Minas Gerais – Dias 7 e 8

Quinta-feira, dia 20, tinha como atração principal o Felipe Neto, entretanto preferi ir no Café Literário escutar o que o Jornalista e escritor Humberto Werneck tinha para falar. E me surpreendi o quanto sai de lá com a tranquilidade de que o jornalismo é mesmo para mim. Werneck falou sobre a diferença de se escrever crônicas e textos jornalísticos, destacando a importância de ambos os gêneros, e desmistificando a escrita de crônica como o senso comum pensa ser.

Conheci Humberto Werneck através da leitura do seu livro “Desatino da Rapaziada” para a matéria “Introdução ao Jornalismo” no 1º período da faculdade. (Obrigada Junia!) Ao ver que ele estaria na Bienal falando exatamente de narrativas memorialistas e literatura resolvi ir. Profissionalmente, não tenho dúvidas que contribuiu muito sobre algumas duvidas que eu tinha do jornalismo e crônica. Mas confesso que ao ver o Felipe Neto, ao vivo, passando do lado de fora do ambiente do Café Literário, eu quase sai correndo para ver o que ele ia falar. (ps.: não sei se deveria falar isso aqui, mas, cara, confesso que nunca tinha visto muita graça nele até vê-lo ao vivo: velho, ele é muito gato! Acreditem em mim. Eu não sou de falar isso.)

Já na sexta feira, dia 21, eu me programei para ver a Paula Pimenta no Conexão Jovem. Como muitos que acompanham o blog sabem, ela é uma das minhas escritoras favoritas e no dia 15, como contei aqui, não compareci ao evento dela. Cheguei juntos com a Débora às 11 da manhã na fila (não por ser fominha, mas é que não tinha nada para fazer mesmo). Comemos, dormimos, conversamos e lemos, até que finalmente as 16 horas formou-se a fila na grade, recebemos as senha as 17 e finalmente entramos no espaço do Conexão Jovem.

A Paula se atrasou porque ficou presa no transito (quem nunca em uma sexta de tardinha?), e enquanto isso, o mediador Elias Santos conversou com o público e apresentou outros escritores iniciantes que também aguardavam a autora. Coincidentemente, o autor Augusto Alvarenga, estreante com o Livro “Um Amor, Um Café e Nova York”, chamado para contar um pouco sobre seu livro, revelou que está tentando entrar na PUC, para o curso de Jornalismo. Com isso, só sei que quando vi já estava gritando “Calouro!!” hahaha. Conversamos um pouco e se já queria ler seu livro antes, agora quero mais ainda. Não vejo a hora de adquiri-lo. < 3

Logo a Paula Pimenta entrou, e as pimentinhas começaram a gritar o clássico “Paula, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver”. Antes da sessão de autógrafos, a Paula falou um pouco sobre seus planos para 2015, como o Minha Vida Fora de série 3, o livro da versão estendida da história dela do livro “Livro da Princesas”, o Cinderela Pop, e o livro de contos inspirado nas estações do ano que ela irá escrever com a Bruna Vieira, a Talita Rebouças, e a Babi Dewet, no qual ela ficou com a estação inverno.

Para nossa surpresa, o irmão da Paula, o Bruno, vocalista da Banda No Voice, compareceu o evento e enquanto ela autografava, ele fez um acústico voz e violão, começando com a música “Linda”, presente na trilha sonora do Fazendo meu Filme 3. Paula esta lançando na Bienal o livro “Apaixonada por histórias”, um livro que reuniu várias crônicas, assim como o “Apaixonada por palavras”, lançado em 2012. Infelizmente não tive grana para compra-lo devido as minhas outras prioridades literárias, então aproveitei a oportunidade para ter o meu “Minha Vida Fora de Série 2” autografado.Confiram a música cantada por Bruno abaixo: (apenas o áudio retirado do youtube. Estava sem bateria para gravar /= )

Ainda faltam dois dias de Bienal para contar para vocês. Espero que estejam gostando da minha experiência e “cobertura”.

Deixe uma Resposta

