A Droga da Amizade

IMG_9478

Vocês já ouviram falar na série Os Karas do Pedro Bandeira? Não? Então vão correndo para a livraria mais próxima comprar o primeiro livro, A Droga da Obediência. Eu conheci essa série quando tinha 10 anos e tive que ler o primeiro livro para a escola, dele, li o resto da serie em seguida. Posso dizer que essa série foi uma das responsáveis pelo meu vicio em livros.

A Droga da Amizade é o ultimo livro da série lançado no ano passado. O livro conta o que aconteceu com nossos queridos personagens depois de adultos. Ele é narrado através da perspectiva do Miguel, o líder dos Karas: O avesso dos coroas, o contrário dos caretas e revela acontecimentos de antes e durante os outros 5 livros.

Para mim, esse livro foi um livro nostálgico. Ao lê-lo, eu voltei aos meus 10, 11 anos e foi lembrando de como essa série teve tanta influencia na minha vida. Eu e minhas amigas criamos um código secreto assim como os Karas (mas não o mesmo e eu não vou revela-lo.), e passávamos a tarde lendo esses livros e querendo também ser daquele grupo de amigos.

Com A Droga da Amizade, Pedro Bandeira com certeza resgatou a infância de muitas gerações, nos lembrando dos sonhos, aventuras e conquistas que um dia queríamos ter. Senti saudades daquela época através de paginas de um livro, e isso foi simplesmente maravilhoso.

O que eu acho mais interessante da série Os Karas, é que mesmo ela tendo sido lançada em 1984, até hoje as escolas ainda passam esse livro para os 6º anos (antiga 5ª série) e mais e mais crianças vão conhecendo esses livros maravilhosos. Exemplo disso, é que entrei em uma livraria no ultimo fim de semana, e enquanto olhava os livros da seção juvenil, um menino que não deveria ter mais de dez anos de idade, achou o A Droga da obediência e comentou com a mãe “olha mãe, são os outros livros da série, eu li esse para a escola”, a mãe perguntou se ele não queria ler os outros. Não fiquei para escutar a resposta, mas espero que aquela mãe dê de presente para o garoto os demais livros da série.

Mas falando do A Droga da Amizade em si, eu tenho uma recomendação àqueles que lerão a serie por agora: termine de ler toda a série e espere alguns anos entes de ler esse livro. Esse sentimento nostálgico que o livro trás é muito bom.

Para quem não conhece, a ordem dos livros é essa:

– A Droga da Obediência

– Pântano de Sangue

– Anjo da Morte

– A Droga do Amor

– A Droga de Americana!

– E por ultimo, A Droga da Amizade.

Espero que gostem e comentem sobre livros que também são nostálgicos para vocês, que lerem quando ainda estavam descobrindo o que é esse habito tão gostoso de ler.

Deixe uma Resposta

